Centro
de gravidade e Centro de Massa
LUCIE (1980, págs. 80 e 81) faz a seguinte afirmação
depois de se analisar a força e o torque resultantes sobre um sistema de partículas
interagindo com o campo gravitacional terrestre: “Mostramos assim que, do ponto
de vista da interação gravitacional, um sistema de partículas em um campo
uniforme é mecanicamente equivalente a uma partícula única de massa M igual à
massa total do sistema, e que coincidiria com o centro de massa. Por essa razão,
e nas condições descritas (sistema em um campo uniforme), o centro de massa
coincide com o chamado “centro de gravidade” do sistema. Se o campo não for
uniforme, o sistema não é geralmente equivalente a uma partícula única, no que
diz respeito à interação gravitacional; nesse caso não é possível definir o
centro de gravidade. É importante entender a diferença entre o conceito de
centro de massa (que sempre existe) e o de centro de gravidade (que nem sempre
existe)”.

Nenhum comentário:
Postar um comentário